Encavalar é uma sub-divisão Go to microchips-tuning website!

244 440 370 | 21 921 9009

Motor de gestão mecânica VS motor de gestão electrónica

Neste artigo vamos explicar as diferenças entre estes dois tipos de gestão de motor.

No motor controlado de forma mecânica a mistura ar/combustível é gerida pelo carburador, os tempos de injeção são controlados pelo distribuidor e as pressões de turbo (caso exista) são controladas por um atuador mecânico. É através de afinações feitas por um mecânico especialista nas válvulas e operadores mecânicos que são alcançadas melhores performances. Este tipo de gestão de motor pode ser encontrada em veículos até meados ou até finais dos anos 90.

 

(imagem de um carburador abaixo)

 

large083670

Já no motor controlado de forma electrónica é a unidade de controlo do motor (ECU ou centralina) que gere os parâmetros acima indicados por via de um software específico para cada motor e respectivos componentes. É a ECU que controla as várias válvulas através de impulsos elétricos e os seus cálculos são baseados em vários sensores colocados no motor:

  • MAF: sensor medidor da massa de ar, ou seja, mede a quantidade de ar que entra no motor.
  • MAP: sensor medidor de pressão de ar, ou seja, mede a pressão do ar à entrada da admissão do motor.
  • Sensor de temperatura do líquido refrigerante, ar à entrada do motor, ar à saída do intercooler, etc.
  • Sonda lambda: sensor que indica à ECU se a mistura ar/combustível que está a ser queimada está demasiada rica (combustível a mais) ou demasiado pobre (combustível a menos).
  • etc

Como a ECU se baseia nestes sensores basta um deles entrar em mal-funcionamento para obtermos um mau comportamento do motor (soluçar, maus consumos, perda de potência, entre outros).

Hoje em dia os veículos produzidos em massa são geridos de forma eletrónica pois esta permite uma injecção de combustível muito mais controlada e portanto poupada, o que se traduz em muito melhores consumos e menos emissões de gases poluentes.

Nos veículos de gestão electrónica a obtenção de melhores performances é feita através da reprogramação.

 

(imagem de uma ECU abaixo)

ecu

Sem comentários

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Promoção
Loading..